CRITICAR OU ME AUTO CRITICAR ?

 

Lidamos com situações que nos tiram da nossa zona de conforto constantemente, situações onde alcançar o sucesso é o objetivo, porem falhar, também é um resultado em que muitas vezes ocorre, seja por fatores internos ou externos, mas a questão em si é, como lidar com a falha? como lidar com o erro? Onde muitas vezes é mais cômodo culpar algo ou alguém, do que assumir a culpa e lidar com nossas falhas, nossos erros pessoais.

Pois é, agora me pergunto, quem nunca fez isso?
 
"Aquele que for capaz de perder um corrida sem culpar os outros pela sua derrota tem grande possibilidade de algum dia ser bem-sucedido." - Napoleon Hill
 
Quem é você? 
Estamos em uma competição de CrossFit, arena lotada, familiares e amigos assistindo, você está na final, ultimo Workout, tem a chance de conseguir uma colocação entre os 3 primeiros colocados, você fez tudo certo, se alimentou direito, descansou, montou toda a estratégia com seu Coach, estava tudo pronto, tudo certo para você entrar na arena e dar o melhor de si.
O crônometro dispara, o narrador dá o start, você esquece tudo a sua volta, e só pensa no que precisa ser feito, sai correndo, se pendura na barra, chest to bar, movimento que você faz, porém não tem tanta prática, não tem o domínio total do movimento, começa a realizar sua série, faz alguns movimentos até que seu peito não encosta na barra, -"NO REP", você faz mais alguns e novamente, -"NO REP", a frustação começa a bater, adrenalina no alto, você vê seus adversários passando para o próximo exercício, o desespero bate, você passa o magnésio, se pendura novamente, faz um, dois movimentos perfeitos, dai então.. -"NO REP"!!
Você se estressa, discute com o judge, se pendura novamente, e na raiva finaliza sua série.
Passa para o próximo movimento, Double Unders, você está desesperado, esta perdendo, você acelera, e erra um, erra dois, erra três movimentos, você esta no limite, nada está dando certo, você não se reconhece, você respira, concentra, dai então finaliza sua série.
Passa para o próximo, aquele movimento que você aprendeu a fazer há meses, o que você mais ama fazer, Muscle ups. Passa seu magnésio, ajusta sua grip, olha para as argolas, respira todo o ar possível a sua volta, se pendura, ajusta a pegada, são apenas 5 repetições, fácil! Será direto, Unbroken, você faz o balanço, puxa com toda sua força e..... erra!  
Qual a sua sensação?
O que você pensa?
Qual seu sentimento?
O Time Cap acaba, apesar de você ter tentado diversas vezes, não conseguiu fazer uma repetição se quer do seu exercício predileto, você falhou!
 
QUAL A SUA REAÇÃO?
Existem dois tipos de pessoas, as que criticam e as que procuram uma solução.
Para muitas quando as coisas não acontecem como o planejado, elas procuram sempre em quem colocar a culpa, "O magnésio era ruim", "o Judge não sabia contar", "as argolas estavam baixas", "meu Coach não ensinou direito", "só tinha gente boa competindo", entre várias e várias desculpas que sempre surgem nestes momentos, ou seja, jogam a responsabilidade de sua derrota em coisas "externas" que não dependem dela.
Para poucos quando as coisas não acontecem como o planejado, elas procuram evoluir, analisam onde erraram e procuram melhorar, dizem coisas como "eu precisava ter treinado mais", "precisava ter me dedicado mais", "perdi a cabeça no meio do wod", ou seja, ela se preocupa com o que ela fez ou deixou de fazer, se preocupa com as coisas "internas", que dependem apenas dela, ela ASSUME a responsabilidade.
Vejo muitas pessoas se preocupando com as coisas "externas", tudo que está ao redor delas que não podem controlar;
Você não controla o tempo, e só porque está frio, você vai deixar de treinar;
Você não controla o Judge, deixe-o contar e se preocupe em fazer o certo;
Acima de tudo você não controla seus adversários, se eles estão ganhando, é porque estão fazendo por merecer.
Precisamos nos preocupar com as coisas "internas" que são tudo aquilo que cabe a nós melhorar e controlar;
Você falhou em um exercício, treine mais ele;
Você ficou nervoso no meio do wod, procure trabalhar sua confiança, ser mais seguro de si;
Você ficou sem saber o que fazer, procure o direcionamento do seu Coach.
Se você de alguma forma almeja ter sucesso em algo, procure não jogar a culpa nisso e naquilo, você não pode controlar essas coisas, então simplesmente ignore, deixe pra lá, você não pode mudar o que está a sua volta, mas pode sim, mudar você! Treinar mais, se dedicar, nem que seja 10 minutos daquele exercício que você mais odeia, que você tem deficiência, não fuja deles, se você não gosta ou não sabe fazer um Squat Snatch, e no dia que tiver no treino, você falta, pode ter certeza que nunca irá conseguir melhorar se continuar evitando ou fugindo de algo.
Se preocupe com o que você pode alterar, o que você pode fazer para ser melhor? qual o próximo passo? estou realmente me dedicando para evoluir, ou faço o que acho que tem que ser feito e se chegar na hora e der errado eu jogo a culpa no Judge e já era?!
Busque a evolução, seja melhor, se preocupe com você, e faça o possível para melhorar, esqueça o que você não pode controlar, o que está ao seu redor, garanto que seu desempenho será muito melhor!!
 
Bons Treinos.!!!